Somos a vanguarda na produção artesanal de óculos de madeira reciclada e de reflorestamento no Brasil.
Fomos os primeiros a iniciar a fabricação de óculos de madeira feitos à mão em nosso país, e ter a responsabilidade socioambiental como plano estratégico.
E essa responsabilidade assumida, de cuidar do meio ambiente e das pessoas nos trouxe um aprendizado e entendimento, esse caminho tem que ser seguido e ampliado todos os dias para garantir a existência humana no Planeta Terra.
Nossa principal matéria-prima, a madeira, tem origem na reciclagem e na aquisição com registro FSC para as importadas, e do Ibama para as nacionais.
Nosso portfólio atual conta com 20 madeiras, distribuídas entre naturais e recicladas nacionais, naturais importadas e coloridas importadas, sendo:
-10 madeiras naturais e recicladas: Imbuia, Ipê, Jacarandá, Cerejeira, Amapá, Louro Preto, Roxinho, Muiracatiara, Teca e Mogno.
-2 madeiras naturais e importadas com selo FSC: Maple do Canadá e Zebrano da África.
-8 madeiras coloridas naturalmente em processo de cozimento em corante, por aproximadamente 30 horas em caldeiras. Essas são importadas da Itália com registro FSC, oriundas de reflorestamento e criteriosamente selecionadas.
Além das cores resultantes da coloração com processo de cozimento artesanal em corante natural, temos as tonalidades naturais das próprias madeiras, que geram inúmeras formações exclusivas em seus veios, o que reflete no acabamento único e exclusivo de cada peça.
E, como tudo é feito à mão, você também pode fazer sua armação totalmente personalizada variando as cores, madeiras e os acabamentos especiais oferecidos pela Leaf Eco.
As 10 madeiras naturais e nacionais que utilizamos, são recicladas em parceria com a Rozini, fabricante de Instrumentos Musicais de Corda na capital Paulista.
Duas frentes artesanais que têm como base a madeira como matéria-prima. Esse foi o recurso natural em comum que uniu a Rozini e a Leaf Eco, por meio do compartilhamento das lâminas de madeira.
Essa união surgiu quando a Rozini buscava por empresas que pudessem dar uma melhor finalidade para as sobras de madeiras de sua produção, pois havia uma preocupação em aproveitar ao máximo as mesmas.
A Rozini passou então a doar todas as sobras de lâminas provenientes de sua produção. Hoje na Leaf Eco, 70% de sua produção consome madeiras vindas das sobras da marca de Instrumentos Musicais.
A madeira de Amapá é leve, porosa e fácil de trabalhar, tornando-se ideal para o artesanato. Seu acabamento é regular, a própria madeira já apresenta um brilho acentuado. A madeira de Amapá tem origem nas regiões tropicais da América do Sul, mais precisamente na região da Amazônia.
A Cerejeira é uma madeira nobre, conhecida pela sua cor quente, que varia do rosa ao marrom-avermelhado, e pela sua durabilidade. Sua textura suave facilita o trabalho manual e seu acabamento, mantendo sua beleza ao longo do tempo. A origem da madeira Cerejeira é principalmente a América do Norte, é uma espécie nativa da parte oriental dos EUA e de algumas áreas do México.
A Imbuia é uma madeira de grande beleza e resistência, bastante durável e apreciada pela sua versatilidade. É uma das madeiras que mais tem variedade em sua tonalidade, indo do castanho claro ao escuro, com tons dourados ou esverdeados. A madeira Imbuia tem origem principalmente no Sul do Brasil, sendo uma espécie nativa das florestas de araucária, nos estados do PR, SC e RS.
A madeira de Ipê é extremamente dura e durável, com tonalidades que variam do castanho ao verde-oliva ou quase preto. É uma madeira conhecida por sua resistência ao desgaste. Sua densidade no entanto dificulta o trabalho manual, exigindo técnicas especiais, apesar disso sua longevidade e robustez compensam o esforço. A madeira de Ipê tem origem nas florestas tropicais da América Latina, especialmente no Brasil, mas também no Peru, Bolívia e Colômbia.
A madeira de Jacarandá é muito valorizada por sua beleza e qualidade. Apresenta uma rica variação de cores, que varia do marrom-escuro ao preto, podendo apresentar em seus veios tonalidades mais claras ou avermelhadas. Também é muito apreciada pela sua densidade e durabilidade. É uma madeira preciosa, rara e exclusiva. Tem sua origem principalmente nas regiões tropicais da América do Sul, especialmente no Brasil.
O Louro Preto é uma madeira escura que varia entre o castanho e o marrom-escuro. Tem textura suave, boa densidade e excelente resistência e durabilidade. É muito apreciada esteticamente e valorizada por seu visual elegante. A madeira Louro Preto tem origem principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A madeira Maple é clara, com tons que variam do creme ao dourado e de textura suave. É uma madeira resistente, estável e muito fácil de manusear, aceitando bem diversos acabamentos. Com padrões de grãos variáveis, é uma madeira versátil e atraente. É originária da Ásia e da América do Norte, sendo muito conhecida por ser dela a folha que estampa a bandeira do Canadá.
O Mogno é uma madeira extremamente nobre e valiosa. Apreciada por sua cor rica, que varia do castanho ao vermelho-acobreado. Tem textura suave, seus grãos são retos o que facilita o trabalho artesanal. É uma madeira extremamente resistente e durável. A madeira de Mogno tem origem em regiões tropicais, especialmente na América Central e do Sul, bem como na África.
A madeira de Muiracatiara é conhecida por sua cor distinta, geralmente marrom com faixas mais claras, e sua alta durabilidade. Também é conhecida como "tigerwood" pelo seu visual único, com padrões de listras que lembram a pelagem de um tigre. Ela tem uma densidade considerável, o que torna o trabalho manual um pouco difícil, mas recebe bem os acabamentos tendo um ótimo resultado. A Muiracatiara tem origem principalmente na região Amazônica no Brasil.
A madeira Roxinho também conhecida como pau-roxo ou "purpleheart", é famosa pela sua coloração intensa e natural roxa, que pode variar do lilás ao púrpura profundo. Ao longo do tempo, a tonalidade pode mudar para tons mais escuros ou marrom, mas mantém sua beleza distinta. O roxinho é uma madeira robusta e de alta densidade, o que dificulta o trabalho manual, exigindo técnicas e ferramentas específicas. Suas árvores crescem na região da Amazônia e outras áreas tropicais sul-americanas, como Guiana, Suriname e Venezuela.
A Teca é uma madeira utilizada desde a Antiga Babilônia, de altíssima qualidade e beleza. Ela foi inserida no Brasil em grandes áreas de reflorestamento, no Centro Oeste Brasileiro, com certificação FSC. Ela é amplamente reconhecida por sua durabilidade e resistência à água. Possui uma cor que varia de um lindo dourado ao marrom, com textura suave sendo fácil trabalhar manualmente e dar acabamentos. Sua origem vem das regiões tropicais do sudeste da Ásia, especialmente a Índia, Mianmar, Tailândia e Indonésia.
A madeira Zebrano, também conhecida como "zebrawood", é reconhecida pelo seu padrão visual único e exclusivo, caracterizado pelas suas listras alternadas entre as tonalidades claras e escuras. É uma madeira de densidade média a alta, proporcionando boa durabilidade. A madeira Zebrano tem origem na África Ocidental, especialmente em países como Camarões, Gabão e Nigéria.
As madeiras naturalmente coloridas, como o Roxinho, não necessitam de tratamento para adquirir coloração. Mas, mesmo nossas madeiras coloridas, são “tingidas” e não pintadas, como muitos imaginam: elas passam por um processo tradicional de cozimento com corantes naturais, realizado artesanalmente na Itália.
Esse processo de cozimento garante que toda a lâmina seja 100% colorida com a mesma tonalidade, não correndo o risco de descascar como uma pintura em uma parede, por exemplo.
Além de serem madeiras com selo FSC, a tonalidade pode variar em cada lote que adquirimos.
A cor Amarela é uma cor vibrante, associada ao sol, energia e alegria. Pode transmitir criatividade e otimismo. Culturalmente, o significado do amarelo varia, podendo representar riqueza ou coragem.
A cor Azul-Claro é uma tonalidade suave e serena do espectro azul. É uma cor que evoca tranquilidade, calma e serenidade. Transmite sensação de paz e harmonia, frequentemente associada ao céu e o mar.
A cor Azul-Escuro é uma tonalidade profunda e rica do espectro azul. É uma cor que transmite sofisticação, autoridade e confiança. Associada ao mar noturno ou ao céu à noite, a cor evoca seriedade.
A cor Laranja é uma mistura vibrante de vermelho e amarelo, é associada a energia, entusiasmo e criatividade. O laranja pode representar coragem e determinação, e pode ser usado para chamar a atenção e transmitir uma sensação de dinamismo.
A cor Rosa evoca suavidade, delicadeza e romantismo. Associada tradicionalmente ao amor e à feminilidade, a cor rosa também simboliza compaixão e gentileza.
A cor Preta simboliza elegância, sofisticação e autoridade. Ela representa a ausência de luz e é frequentemente associada ao mistério e ao poder. A cor ainda pode simbolizar força e respeito.
A cor Verde é associada à natureza, frescor, saúde e crescimento. Ela evoca sensações de calma, leveza e revitalização. Em algumas culturas, a cor verde também é associada à sorte e à prosperidade.
A cor Vermelha é vibrante e cheia de energia, associada à paixão, amor e intensidade. Ela é uma das cores mais poderosas e chamativas, frequentemente usada para criar impacto e atrair atenção. A cor Vermelha pode representar ainda prosperidade e coragem.
Rua Santos Dumont, 155
Balneário Samburá, Ilha Comprida – SP
CEP: 11925-000
WhatsApp +55 11 93707-2354
E-mail: vendas@leafeco.com.br
Copyright© 2012-2024 Leaf Eco – Todos os direitos reservados.