O ano de 2021 registrou o maior índice de desmatamento na Amazônia em uma década, com mais de dez mil quilômetros de mata nativa. Número que, solitário, já é capaz de assustar qualquer pessoa que se preocupa com o meio ambiente.
Solitário porque há outros diversos indicadores que revelam as danosas ações humanas contra os recursos naturais à nossa volta. Falamos das florestas e matas, rios e mares, biomas e ecossistemas, etc… Riqueza ambiental que merece e demanda a nossa atenção, cada vez mais.
É por isso que, ao longo deste texto, vamos falar sobre a importância da economia circular. Termo que, dia após dias, ganha mais adesão.
Você, por exemplo, sabe do que se trata e como ela funciona? É sobre isso que falaremos a seguir!
O que é Economia Circular?
Para quem não sabe, a economia circular é um conceito que alia desenvolvimento econômico a um uso responsável de recursos naturais.
Ela só é possível por meio de modelos de negócios inteligentes, assim como através da otimização nos processos de fabricação que dependem menos de matérias-primas virgens, isto é, dando prioridade a insumos recicláveis e renováveis, mais duráveis, portanto.
Pode-se dizer que a economia circular busca propor um novo modo de desenhar, produzir e vender produtos. Afinal, desse modo é possível garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos disponíveis na natureza.
Estamos falando, então, de um aprimoramento do atual sistema econômico. De uma nova forma de relação entre os seres humanos e os recursos naturais, que não são finitos.
Adição, Retenção e Regeneração
A economia circular conta com uma proposta de adição e retenção de valor do recurso, além da regeneração do meio ambiente. Assim, é possível produzir sem dar fim aos recursos naturais, como também sem causar poluição ao meio ambiente, contribuindo com a preservação do planeta.
A Organização Internacional de Normalização (ISO), aliás, vem desenvolvendo uma definição mais assertiva e atual sobre a economia circular.
A instituição entende que se trata de um sistema econômico que usa mão de uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular de recursos. Isso ocorre por meio da adição, da retenção e da regeneração de seu valor, o que contribui para o desenvolvimento sustentável das sociedades.
Leia também: Entenda o que é, e os processos da Reciclagem
Por que a Leaf Eco está inserida na Economia Circular?
Desde 2012 inserida no mercado, a Leaf Eco busca apoiar o desenvolvimento sustentável de forma incansável. Trata-se de uma estratégia de marca da qual a empresa não abre mão e que orienta toda a sua produção.
Hoje em dia, a produção dos óculos de madeira conta com 70% de lâminas coletadas das sobras da fábrica de instrumentos musicais Rozini.
Outro exemplo de economia circular que a Leaf Eco faz parte, é o Projeto de Desenvolvimento de Óculos para o Projeto Socioambiental Love Trash, de Recife.
A união de três marcas, duas matérias-primas descartadas e o talento dos artesãos, derivou na criação de uma linha de óculos e outros produtos desenvolvidos pela Leaf Eco, localizada em Ilha Comprida/SP, com a mistura de madeiras recicladas da Rozini Instrumentos Musicais, localizada em São Paulo/Capital, e bambus reciclados da Arbor Cortinas, localizada em Recife/PE, que serão comercializados pelo Projeto Socioambiental – Love Trash em Recife.
A distância e as diferenças de segmentos das 3 marcas, não impediu o desenvolvimento de mais um Projeto Ecossustentável, e de demonstrar que a economia circular é possível e rentável, sem a necessidade de extrair novas matérias-primas que já estão circulando no meio.
Produzir de forma sustentável, sem dúvida alguma, é um grande desafio para a Leaf Eco.
No entanto, é uma prática que merece muita dedicação e esforço, pois traz uma melhora no mundo, menos poluição e redução no desperdício de matérias-primas.
Para criar óculos e oferecer serviços ópticos e negócios, a Leaf Eco conta com artesãos que criam peças únicas e exclusivas. Além disso, a empresa conta com um Código de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que norteia as suas ações.
A importância da economia circular
Se quisermos um futuro para as próximas gerações, então, não há caminho que ignore a economia circular. É com esse pensamento que a Leaf Eco orienta suas ações, criando seus produtos com qualidade, de modo artesanal e sustentável.
Trata-se da primeira fábrica de óculos de madeira feitos à mão no Brasil. Clique aqui e saiba mais!