Não há como discordar do fato de que o acabamento recebido por uma madeira é de suma importância, seja ela usada para um móvel, imóvel, instrumento musical, escultura, ou mesmo seus óculos.
Embora o aspecto visual seja uma característica a se considerar, o mais importante que um acabamento pode oferecer é a sua qualidade. E, por qualidade, entendemos aqui proteção, durabilidade, atoxicidade e sustentabilidade.
No entanto, a maioria dos vernizes, tintas e produtos do ramo vendidos, contêm solventes altamente tóxicos para a saúde humana. Não é de se admirar que, em contato com a pele ou por inalação, causem alergias, queimaduras e até lesões respiratórias graves. Inclusive, seria pertinente para todos nós, antes de criticarmos sem ter informações, mergulharmos na história das resinas.
Na realidade, a palavra “verniz” advém do latim medieval “vernix”, significando resina odorante. E a palavra latina, por sua vez, vem do grego “berōnikón” ou “beroníkē”, que eram nomes para o âmbar.
Existe ainda uma versão para a origem da palavra que remete à palavra grega Berenice, que era como os gregos chamavam a atual cidade de Benghazi, na Líbia, que era conhecida na antiguidade pelo comércio de resinas.
O que são e como surgiram os Vernizes?
De todo modo, a técnica de envernizar, com o propósito de dourar e blindar os trabalhos e construções feitos de madeira, já era bem difundida no Egito Antigo. Mais ao Oriente, países como Índia, China e Japão também registraram na história sua contribuição.
Nessas regiões, a laca, um tipo especial de aplicação de verniz, já era praticada desde o século VI a.C. A laca é um verniz natural, obtido de plantas da família das anacardiáceas, próprias do Oriente. Colhido por meio de incisão na casca dessas árvores, o látex de aspecto cremoso que é extraído e purificado por várias filtragens, é preservado contra a ação do ar e da luz em recipientes hermeticamente fechados.
Apesar de o domínio da laca na China ter atingido seu apogeu na dinastia Ming, foi a dinastia Tang que ficou conhecida por seus experimentos alquímicos, produzindo diversos tipos de vernizes para várias aplicações diferentes, tais como para roupas, armas, polimento de espelhos, entre outras variedades.
Por seu alto poder inflamável em seu estado líquido, podendo até entrar em combustão instantânea, alguns vernizes atuais listam precauções de segurança para armazenamento e descarte. Mesmo assim, suas propriedades nocivas não compensam seu uso. Muitos vernizes contêm óleos derivados de plantas como por exemplo o óleo de linhaça. Sintéticos são igualmente utilizados, tal como poliuretanos. Por fim, resinas sintéticas em combinação com solventes orgânicos também são comuns.
Muitos desses vernizes e até mesmo tintas passam por determinados processos químicos que os fazem emitir calor, ou seja, uma reação exotérmica, como conhecida pela física. Por isso, tecidos, panos e papéis molhados de óleo podem arder e pegar fogo com uma velocidade assustadora, mesmo várias horas após o óleo em questão ter sido derramado, e se a limpeza e precauções adequadas não tiverem sido feitas.
Tradicionalmente, vernizes são uma mistura de óleo, uma resina e um diluente ou solvente. No entanto, diferentes tipos de verniz possuem diferentes componentes. Após serem aplicadas, as substâncias endurecem assim que o solvente evapora, ou endurecem após a evaporação do solvente por meio de processos de cura, como por exemplo a reação química entre óleos e oxigênio do ar e outros produtos químicos.
Os vernizes de resina “secam” em função da ação do solvente, e endurecem quase imediatamente após essa secagem. Já os vernizes acrílicos e à base de água “secam” após a evaporação da água. Vernizes de óleo, poliuretano e epóxi permanecem líquidos mesmo após a evaporação do solvente, e por isso mesmo começam a curar rapidamente, passando por estágios sucessivos de líquido a pegajoso, como também um aspecto de xarope.
Fatores como calor e umidade têm papel muito importante nos tempos de secagem e cura dos vernizes. No verniz tradicional, o tempo de cura depende do tipo de óleo usado e, até certo ponto, da proporção de óleo para resina. O tempo de secagem e cura de todos os vernizes pode e deve ser acelerado pela exposição à luz do Sol.
Produtos utilizados pela Leaf Eco:
Agora que sabemos um pouco sobre a complexa história dos vernizes comuns, podemos dizer que o acabamento duplo em GIF White Oil somado à cera Brilho+ é a melhor alternativa para o acabamento de seu óculos, pois ela é fora do comum.
Num mundo onde acabamos negligenciando e diminuindo a importância da preservação do meio ambiente, produtos como esses representam a centelha que pode mudar o mundo para um lugar melhor, inclusive para o próprio ser humano.
O GIF White Oil é um óleo que já demonstra sua qualidade por ser um produto perfeito, por exemplo, para madeiras em contato com alimentos, garantindo a profilaxia necessária, inclusive para o uso de seus óculos. Além disso, é um óleo mineral extraído naturalmente e sem absolutamente nenhum aditivo, o que faz com que seja completamente seguro e atóxico, sem cheiro ou sabor.
Com uma aplicação extremamente simples e fácil de realizar, o GIF White é o verdadeiro óleo para acabamentos de tábuas em corte. Por essa razão, ao mesmo tempo que funciona muito bem para a fabricação de tábuas, colheres e outros utensílios de cozinha, também serve como um perfeito lustra-móveis atóxico e 100% natural. Ademais, pode ser usado nas mais diversas empreitadas de artesãos, marceneiros ou marceneiras, e até mesmo como lubrificante de dobradiças. Ou seja, versátil, seguro e sustentável.
Quanto ao outro componente deste acabamento especial, temos a cera Brilho+. Igualmente rápida e fácil de aplicar e muito eficiente para o que se propõe, a cera possui uma incrível consistência de pomada. Por essa razão ela é muito simples de ser aplicada, como se fosse um creme para sua pele.
Quanto ao que ela se propõe, são coisas muito simples: proteger a madeira da umidade e adversidades do tempo e aumentar sua vida útil, sendo todos esses propósitos atingidos com a mais plena certeza e eficiência. A cera Brilho+ que a Leaf Eco utiliza ainda tem um diferencial, ela contem proteção UV de longa duração, o que para os óculos é um perfeito aliado, devido às exposições aos raios solares.
Assim, como o óleo GIF, a Brilho+ é 100% natural, não contém solventes tóxicos, é feita à base d’água, e seu cheiro é um maravilhoso e agradável perfume de carnaúba.
Conhecendo a Carnaúba
A carnaúba, por sua vez, é uma imponente palmeira típica da região nordeste do Brasil, que não por acaso é uma árvore semelhante às árvores utilizadas na Ásia para a fabricação da famosa resina laca. Contando assim com os preciosos ensinamentos dos povos do oriente, e com a sabedoria tradicional brasileira, a cera Brilho+ consegue ainda oferecer toda sua potência e sustentabilidade de uma maneira completamente original e brasileira.
Além disso, a cera é muito versátil. Pode ser combinada com os mais diversos tipos de acabamento, com um aproveitamento máximo. Igualmente bonita, sua coloração é de um dos transparentes mais belos, o que significa que não interfere de modo algum na cor da madeira ou do acabamento já aplicado anteriormente.
Óleo GIF & Cera Brilho+: uma combinação perfeita
No entanto, o que temos em termos de acabamento para os produtos da Leaf Eco é a combinação do óleo GIF com a cera Brilho+, e agora vamos ver como se dá o acabamento especial dos nossos óculos, que não deixa a desejar de forma nenhuma.
Primeiramente são realizadas de 3 a 4 demãos do Óleo GIF. Feitas com todo o cuidado necessário, as demãos garantem essencialmente a proteção e refinamento do acabamento do óculos. Usando qualquer outro óleo inicial, ou mesmo misturando outros, seria impossível chegar ao mesmo resultado que o obtido com esse processo feito para a aplicação do óleo GIF.
Em seguida, são feitas duas demãos da cera especial de carnaúba Brilho+, garantindo então a estabilidade e proteção da madeira contra as intempéries. Esta poderosa combinação faz com o que o acabamento seja, simplesmente, um dos melhores existentes para a madeira de seus óculos – e quiçá qualquer madeira.
Por isso, se você se preocupa com todos os aspectos da fabricação de seus óculos para desfrutar não apenas de beleza e conforto, mas de segurança para sua pele e para o meio ambiente, os Óculos e Armações de Madeira Leaf Eco são, sem dúvida, a melhor opção.
Quer saber mais? Fale com a gente!